Clínica Stockli

Especialidades / Dermatologia Clínica

Acne

A acne é dermatose crônica, comum em adolescentes, caracterizada por lesões inflamatórias, principalmente na face. É uma doença do folículo pilo sebáceo em cuja fisiopatologia interferem vários fatores como: genético, hormonal, hiperprodução sebácea, hiperqueratinização folicular e aumento da colonização bacteriana pelo Propionibacterium acnes.

Novos recursos terapêuticos

A acne acontece porque as glândulas sebáceas produzem muito sebo entopem os folículos e iniciam um processo de inflamação e infecção. Fatores determinantes no aparecimento da acne:

1- Tendência genética Quem tem pai ou mãe com muita acne deve ficar muito atenta.

2- Época de puberdade e adolescência Neste caso os hormônios androgênicos começam a ser produzidos e estimulam a produção da glândula sebácea.

3- Alimentos com muito açúcar e industrializados Muito açúcar eleva o nível de insulina provocando um grau de resistência a mesma e indiretamente produzindo excesso de hormônio feminino.

4- Estresse No estresse contínuo o cortisol permanece alto e favorece o aumento dos hormônios androgênicos.

5- Cremes e produtos muito oleosos e oclusivos. Minancora, hypoglos podem favorecer o envelhecimento.

6- Suplementos com anabolizantes. Eles podem aumentar o nível de hormônios masculinos.

7- Excesso de vitamina B Pode causar aparecimento de espinhas.

8- Medicamento como antidepressivos e certos antiinflamatórios podem piorar as espinhas.

A acne é tratada com antibióticos e queratolíticos.

A escolha do tratamento vai depender da extensão e intensidade da infecção.

Há alguns anos temos a Isotretinoína que é o primeiro medicamento que pode acabar com a acne pois 85% dos pacientes podem ser curados após 1 ciclo de Isotretinoína. Esta medicação cujo nome comercial mais conhecido é Roacutan,deve ser receitado pelo médico pois são necessários exames de sangue e também no caso das mulheres cuidados com a gravidez.

Terapia Fotodinâmica Hoje uma nova era possibilita outras opções para curar o paciente com acne.

Isto é muito interessante e favorece o tratamento de pessoas que não podem tomar Isotretinoína por via oral.

Neste caso usamos um produto fotosensibilizante na pele e deixamos por volta de uma hora.

Este produto penetra na pele,e identifica-se com a glândula sebácea. Na interação da glândula sebácea com este medicamento, formam-se porfírinas que são como luzinhas que iluminam a glândula sebácea.

Em seguida é utilizada uma luz que reconhece estas luzinhas como laser, luz intensa pulsada ou luzes vermelhas e azuis.

A energia emitida pela luz agride as glândulas sebáceas provocando a destruição das mesmas.

O processo dura cerca de 2 horas sendo 1 hora para permanecer com o produto e 1 hora para aplicar a luz.

A pele fica dolorida e avermelhada, por 24 horas após o procedimento.

Isto ocorre porque o produto fotosensibilizante deixa a pele sensível por cerca de 24 horas, período no qual o rigor com a proteção ao sol deve ser total.

Após a aplicação a pele pode descamar durante 2 dias.

As lesões mais inflamadas (pústulas secam e desaparecem).

São necessárias entre 4- 6 sessões para um tratamento completo com intervalo de 15 a 30 dias entre uma e outra.

A textura e eventual flacidez da pele assim como vasos superficiais e manchas também podem melhorar.

Trata-se de um recurso inovador além de seguro e eficaz.

Dúvidas mais freqüentes

1- O que é a acne ?
R: Acne é uma doença de pele inflamatória crônica que compromete áreas com mais quantidade de folículos pilo sebáceos (rosto, dorso, colo, etc.).

2- Como ela se desenvolve ?
R: Ela começa com estimulo à glândula sebácea que produz óleo e entope o folículo. Há também excesso de produção de queratina e crescimento anormal de bactérias.

3- Quais são as suas causas ?
R: As causas não estão totalmente esclarecidas. No caso do adolescente há predisposição genética e início da produção hormonal. Na mulher adulta pode haver distúrbios hormonais, responsável pela acne como tumores e ovário policísticos.

4- Como ela se caracteriza ?
R: A acne se caracteriza por comedões (cravos) espinhas (populos é pústulas) nódulos e cicatrizes espalhadas no rosto, colo e dorso.

5- A acne é uma doença que afeta somente os adolescentes ?
Por que ?
R: A acne afeta mais os adolescentes, porque nesta época há início da produção hormonal. Porém ela também pode comprometer mulheres adultas, com ovário policístico ou outros distúrbios hormonais ou qualquer pessoa que trabalha com produtos muito gordurosos.

6- Em que sexo ela ocorre com mais freqüência ?
Por que ?
R: Ela ocorre em ambos os sexos com discreto predomínio nos homens.

7- Há predisposição genética para a acne ?
R: Sim.

8- Em que partes do corpo a acne aparece com mais freqüência ?
Por que ?
R: Ocorre nas partes do corpo, que tem mais numero de glândulas sebáceas, como rosto, colo, dorso. O motivo é que esta glândula é a principal estrutura interligado a acne.

9- É verdade que alguns medicamentos causam acne?
R: Sim como corticóides e vitamina B.

10- É verdade que alguns cosméticos causam acne ?
R: Sim, aqueles que são gordurosos.

11- Que hábitos podem prevenir o surgimento da acne ?
R: Limpeza. Porém a genética prevalece.

12- A alimentação influencia no surgimento da acne ?
R: Não.

13- Chocolate e alimentos gordurosos causam acne ?
R: Não.

14- O sol colabora para a melhora do quadro da acne ?
R: Em excesso sim.

15- Qual é a melhor forma de uma pessoa que sofre de acne manter a pele limpa ?
R: Limpeza 3x ao dia.

16- A acne tem cura ?
R: Sim.

17- Qual é o tratamento indicado para a acne ?
R: Depende do grau, creme queratoliticos, antibióticos, isotretinoina.